quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Oficina tem como tema principal os efeitos da imagem

Por Maiara Sparrenberger. Núcleo de Jornalismo da Agecom.


A interatividade com o público foi um dos pontos marcantes em outra Oficina Livre ministrada por professores da Feevale. A troca de informações entre os participantes movimentou o evento intitulado “Vídeo, Salada de Atum e Dois Chips às Raias da Loucura. O caos do vídeo hoje”, que aconteceu ontem à tarde e estava sob o comando de Paula Puhl, professora do curso de Comunicação/Jornalismo da Feevale, e Marsal Alves Branco, coordenador do curso de Jogos Digitais da Feevale.
Os ministrantes falaram, principalmente, sobre os efeitos que surgiram com a introdução dos jogos digitais no nosso cotidiano. Segundo eles, a imagem não se contenta mais em ser olhada, ela tem de ser modificada e explorada. Essa nova necessidade causou uma enorme modificação na área do cinema, da televisão e das artes no geral. As pessoas passaram a permitir que um filme fosse considerado trash (de baixo custo e baixa qualidade de imagem). Além disso, o mais importante já não era saber o que o autor quis dizer com sua obra, mas sim o que se sente ao vê-la ou assisti-la.
De acordo com o professor Marsal, a idéia principal da oficina pode ser explicada em uma frase: “A imagem cinematográfica deu espaço para a imagem interativa”. Isso porque, atualmente, as exigências estéticas mudaram, já que as pessoas preocupam-se mais em obter respostas do que com a qualidade da figura.
Com a exibição de vídeos e imagens, os professores ministrantes exemplificaram suas afirmações, dentre as quais estava o fato dos jogos digitais ensinarem uma nova sensibilidade. A partir dela, o jogador tem a sensação de que está no controle dos acontecimentos, característica antes não permitida pelo cinema. Com essa inovação, as pessoas aprendem a gostar do que antes não podiam, daquilo que não é o previsível. A oficina foi encerrada com a exibição do vídeo “Lucy in the Sky with Diamonds”, gravado pelo grupo inglês The Beatles. Segundo Paula e Marsal, a obra define a idéia da mistura de elementos, visando formar algo novo, com um ponto de vista diferenciado, o que foi permitido com a introdução dos jogos digitais na nossa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário