quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Debate de Filmes movimentam a Expogramado

Por Deise Becker. Núcleo de Jornalismo da Agecom.
Violência, preconceito racial e as dificuldades encontradas na captação das imagens foram alguns dos pontos abordados no Debate de Filmes de Curta Metragem que ocorreu na manhã de quarta-feira, dia 12.
No Centro de Eventos da Expogramado, os produtores dos curtas Pra Inglês Ver, Em Terra de Cego, Quiropterofobia e Doceamargo estiveram atentos aos questionamentos dos críticos e do público presente.
Uma das produções mais comentadas foi a do produtor Robsom Dias entitulada “Pra Inglês Ver”. O curta mostra as imagens de uma favela vista pelos turistas e conta como funciona o Tour na favela. As imagens foram feitas na Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. O produtor conta que procurou se ater aos detalhes e demonstrar a real ideia de como esse turismo funciona dentro da favela. Para tanto, a equipe contou com o apoio de guias e precisou pedir permissão para fazer as imagens: “as dificuldades encontradas foram as mesmas encontradas em qualquer outro local da cidade”, completa o produtor.
Ao término do debate de curtas, iniciou o debate de longas-metragens onde os filmes exibidos na noite anterior estavam em foco. No entanto, não havia nenhum representante do longa estrangeiro “La TetaAssustada”. Sendo assim, o debate ficou por conta de Cildo Meirelhes que produziu o documentário “Cildo”, onde são narrados os fatos da vida deste artista plástico.
A tarde foram exibidos os curtas: Invasão do Alegrete, Teresa, Josué e o Pé de Macaxeira, o Teu Sorriso, e os longas Nochebuena e Corumbira. Estas produções vão ter espaço para debate na quinta-feira, dia 13, a partir das 11 horas, no Centro de Eventos da Expogramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário