quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Walter Lima recebe prêmio Eduardo Abelin

Por: Gustavo Fritzen. Núcleo de Jornalismo da Agecom.

Homenageado na quarta-feira, o produtor e diretor de cinema Walter Lima Junior (Os desafinados, Brasil no ano 200 e A ostra e o vento), recebeu o prêmio Eduardo Abelin, prêmio dado devido a sua enorme carreira, de quase 40 anos dedicados a sétima arte.
Ao 71 anos de idade, Walter possui destacada filmografia, sendo ela 17 longas-metragens. Dos diversos prêmios recebidos por ele, o Urso de Prata, do Festival de Berlim, é um dos seus mais famosos. Com mais este novo prêmio, o cineasta faz jus a homenagem.
Em uma coletiva de imprensa, também realizada ontem, o cineasta respondeu a uma série de perguntas dos jornalistas. Dentre os temas debatidos, a evolução do cinema brasileiro no passar dos anos, as dificuldades, tanto na realização da filmagem de uma obra quanto na sua divulgação, tiveram ênfase. A falta de apoio, destinado aos filmes nacionais, foi um dos alvos de suas criticas, devido aos horários escassos e a pequena quantidade de cinemas que passam os filmes, além dos custos.
No entanto, tal dificuldade não o desanima quanto ao futuro do cinema de nosso país. Em momento de descontração, brincou que as novas gerações de cineastas preocupam-se bastante em explorar o drama nos filmes, e que está faltando algo mais irônico.
Atualmente, Walter está escrevendo três roteiros de cinema, algo que lhe dá imenso prazer, mesmo sendo de diversos gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário